análise mouse hp 250
Avaliação:

O HP 250 é um mouse sem fio voltado para produtividade com um design bem diferente dos concorrentes. Em uma categoria com pouca variação estética, você deve estar se perguntando: o HP 250 é só aparências ou ele tem outros pontos fortes? 

Nesta análise completa do mouse sem fio HP 250 você vai descobrir onde o mouse se sobressai e onde ele poderia melhorar. Para a maioria das pessoas, esse mouse é uma ótima opção para trabalho ou para navegação casual, com alguns recursos extras para usuários avançados.

Confira as principais especificações e as minhas considerações sobre a qualidade da construção, a aparência e o desempenho do mouse HP 250 logo abaixo.

Pontos positivos ✓

  • Ótima qualidade de construção
  • Três níveis de DPI
  • Confortável para qualquer tamanho de mão
  • Resposta ao clique muito rápida

Pontos negativos ✗

  • Painel superior suja facilmente
  • Troca de DPI um tanto complexa

Sumário

Ficha técnica do mouse HP 250

  • Tamanho: 94mm x 57mm x 39mm
  • Peso: 94 gramas
  • DPI: 1000 – 1600 DPI
  • Conexão: Sem fio (dongle USB tipo-A)
  • Número de botões: 2 + scroll
  • Sensor: Não informado
  • Software próprio: Não
  • RGB personalizável: Não

Desempenho

O mouse sem fio HP 250 é, sem dúvida, um mouse bem construído. O plástico utilizado aqui é muito firme e sólido. É tão bom que você não sentirá nenhum rangido ou estalo ao apertar o mouse e nem sentir partes soltas ou instáveis durante o uso.

Na parte superior, você encontrará um revestimento brilhante que é bastante reflexivo e um grande logotipo da HP onde a palma da mão ficará apoiada. As laterais, onde o polegar e o dedinho seguram o mouse, são todas foscas, o que aumenta um pouco a aderência

mouse hp 250 visão lateral
Visão lateral do mouse HP 250.

A combinação dos dois acabamentos é muito elegante, mas é bom notar que o HP 250 é bem menos aderente do que um mouse completamente fosco ou com laterais texturizadas. Se você sua muito, pode ter problemas para segurar esse mouse de forma contínua.

Os botões na parte superior oferecem uma boa sensação tátil. Além disso, a largura e o comprimento dos botões são bem ergonômicos e combinam bem com qualquer estilo de empunhadura.

Em comparação com o Logitech M170, acho que os cliques do HP 250 são curtos e mais rápidos, mas um pouco mais audíveis. Considerando que o HP 250 é um mouse de tamanho normal, o ruído do clique é insignificante e não deve incomodar a maioria dos usuários. 

mouse hp 250 scroll
A textura superior é bonita, mas acumula todo tipo de marca e sujeira.

O scroll tem um feedback tátil bem presente. Como qualquer mouse dessa faixa de preço, ele rola o conteúdo linha por linha, portanto, se você lê muitos artigos ou trabalha com documentos, vai gostar. A melhor parte é que a roda de rolagem é precisa.

Por exemplo, digamos que você queira rolar apenas cinco linhas e ele fará isso exatamente como você deseja. Isso é algo de que senti falta no Logitech M170. O clique central também é estável e firme, não permitindo que a roda seja acionada sem querer.

Sensor

Como é comum em mouses de escritório, a HP não menciona qual sensor óptico é usado no HP 250. Normalmente isso não costuma ser um fator levado em consideração nessa categoria.

No geral o sensor usado aqui tem um ótimo desempenho para qualquer tarefa relacionada a trabalho. Os movimentos são relativamente estáveis, não há perda de posição durante movimentos bruscos e nem tremores durante movimentos curtos.

mouse hp 250 compartimento de pilha
Compartimento da pilha, botão de emparelhamento e botão liga/desliga.

O sensor óptico com luz azul utilizado aqui pode ser usado sem mousepad em superfícies escuras e não refletivas, mas no geral ele não foi feito para isso. Se isso é importante para você, considere comprar um mouse com sensor a laser.

Como esse mouse tem um bom ajuste de DPI, ele pode até ser considerado para jogos casuais. Os cliques esquerdo e direito são muito curtos, o que significa que você vai ter uma sensação muito responsiva durante as partidas.

Obviamente ele não foi projetado para isso, mas essa versatilidade pode torná-lo mais atrativo para quem quer um mouse com alto custo-benefício para usar o dia todo —  durante o trabalho e durante a diversão.

Confira também: Análise do mouse Fortrek OM-801 Raptor e Análise do mouse MS1001 Havit.

Design e ergonomia

O HP 250 é um mouse ambidestro espelhado. Como ele não possui botões laterais, realmente não faz diferença em qual mão será usado. A maioria dos mouses espelhados que eu já testei não impressionam na parte do conforto, mas o HP 250 é uma exceção graças a a curvatura central e aos apoios laterais bem projetados.

Como dito no começo do artigo, mouses para produtividade costumam ter a mesma aparência com poucas variações. O HP 250 foi na contramão e tem uma aparência bem diferente dos concorrentes.

Eu considero isso um ponto muito positivo. A marca foi capaz de combinar estética e conforto, espero que as outras empresas sigam esse exemplo e não tenham medo de inovar com outros formatos, cores e texturas.

Antes de mais nada, se você tiver mãos grandes, vai se surpreender com o suporte que o HP 250 oferece. Ele tem um tamanho mediano, mas a curva lateral acentuada e o ângulo central oferecem um suporte muito melhor do que aparenta, mesmo para quem usa o estilo palm.

mouse hp 250 visão geral
Visão geral do mouse HP 250.

As laterais têm uma curvatura para dentro, o que faz com que sua mão abrace o mouse perfeitamente. Isso ajuda a tornar o mouse mais confortável para qualquer tamanho de mão e ajuda a compensar um pouco a falta de aderência.

Outro fator que ajuda o HP 250 a combinar com qualquer empunhadura é que os botões do mouse são muito mais largos e extensos do que geralmente se encontra em mouses sem fio. 

Isso é bom tanto para quem deixa os dedos esticados durante o uso (estilo palm) quanto para quem os deixa levemente curvados (estilo fingertip) ou completamente curvados (estilo claw), sem tornar o mouse mais pesado ou fazê-lo ocupar mais espaço.

Bateria

Na caixa, você recebe uma pilha AA que pode fornecer energia por até 15 meses. Isso está um pouco acima da média de outros mouses sem fio alimentados a pilhas disponíveis nessa faixa de preço, que geralmente oferecem 12 meses de duração.

Claro que a durabilidade da bateria vai depender bastante de quanto o mouse é usado por dia, mas na minha experiência essas estimativas sempre estão corretas.Estou usando o HP 250 faz cerca de quatro meses e até agora está tudo certo, sem sinais de perda de força ou instabilidade.

Conexão sem fio

Tudo o que você precisa é inserir o minúsculo dongle/receptor USB tipo-A em uma porta USB 2.0 do seu equipamento, seja ele um PC, notebook, smartphone (via cabo OTG) ou até mesmo uma smart TV. Depois é só ligar o mouse apertando o botão “On” na parte inferior.

Em segundos, ele será conectado e estará funcionando normalmente. Testei com o Windows 7, Windows 10, Ubuntu 20.04, macOS Big Sur e não tive problemas em nenhum deles. Portanto, em termos de conectividade, o mouse sem fio HP 250 é muito eficiente.

mouse hp 250 dongle usb
Dongle USB do HP 250.

Claro, é bom lembrar que alguns notebooks mais novos, especialmente da Apple e Chromebooks, podem não ter portas USB tipo-A disponíveis. Nesses casos você precisa de um adaptador USB tipo-A para USB tipo-C para usar o mouse.

O dongle USB é muito resistente e, com um perfil lateral de cor azul, é claramente considerado um produto HP. No entanto, você não encontrará nenhuma marca na lateral. Ao contrário da Logitech, onde você encontra “logi” gravado.

Como alterar o DPI do mouse sem fio HP 250?

Alterar o DPI do HP 250 não é muito instintivo. Você precisa pressionar os botões esquerdo e direito por 3 segundos. Entre os dedos, você verá o pequeno LED azul piscando, que indica a mudança de nível.

Essas piscadas representam o DPI atual. O HP 250 suporta três níveis de DPI: 1000, 1200 e 1600. Uma piscada do LED significa 1000 DPI, 2 piscadas significam 1200 DPI e 3 piscadas significam 1600 DPI.

mouse hp 250 embalagem
Caixa do mouse HP 250.

Definitivamente não é um procedimento tão bom quanto ter um botão dedicado à troca de DPI como muitos mouses possuem, e exige que o usuário preste atenção no manual para aprender como realizar o procedimento — é um ponto negativo do HP 250.

O mouse vem de fábrica no padrão 1000 DPI. Depois de selecionar o nível, ele o manterá automaticamente, mesmo depois de reiniciado ou desligado por um período longo. 

Em relação aos níveis, são menos escolhas do que você encontraria em um mouse gamer, mas a maioria dos mouses de produtividade não possuem troca de DPI. Para tarefas do dia-a-dia, esses três níveis são muito adequados.

Prós

  • Ótima qualidade de construção
  • Três níveis de DPI
  • Confortável para qualquer tamanho de mão
  • Resposta ao clique é rápida

Contras

  • Painel superior suja facilmente
  • Troca de DPI um tanto complexa

O Mouse HP 250 vale a pena?

O HP 250 é um mouse confortável para qualquer tamanho de mãe e estilo de empunhadura, é uma ótima escolha para quem tem mãos maiores ou para ser o mouse padrão de empresas e escritórios. 

A qualidade da construção é realmente impressionante para um mouse nessa faixa de preço. Você não encontrará um único rangido ou instabilidade no corpo ou nos botões, exceto no slot removível abaixo do mouse.

Os três níveis de DPI tornam o mouse mais adequado à preferência do usuário, apesar de não serem escolhas extensas o suficiente para torná-lo muito mais versátil do que os concorrentes.

Para navegar na internet, realizar edições leves de mídia, percorrer milhares de linhas de código ou acionar aquela caixa de diálogo minúscula do software ERP que você é obrigado a usar no trabalho e que não recebe atualizações desde 1998, o HP 250 funciona perfeitamente.

No que diz respeito aos botões, eles reagem rapidamente ao pressionamento e não são muito barulhentos. Além disso, a roda de rolagem funciona como deveria. Portanto, o HP 250 justifica perfeitamente o seu preço. 

Avaliação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *